Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde visita o sistema Feluma

Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde visita o sistema Feluma

Cumprindo agenda em BH, Dr. Adriano Massuda visitou as obras do Instituto de Oncologia Ciências Médicas, projeto pioneiro no país.

Com ações que visam colaborar com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) do Ministério da Saúde, a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), fez parte da agenda do Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Dr. Adriano Massuda. Representando a pasta, o Secretário esteve em Belo Horizonte nesta segunda-feira (17) e, na parte da tarde, conheceu os eixos educacional, assistencial e cultural da Feluma.

Conduzido pelo presidente da fundação, Dr. Wagner Eduardo Ferreira, o diretor executivo Túlio Pedrosa, o reitor da Feluma/Faculdade Ciências Médicas (FCM-MG), Dr. José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho e o diretor da FCM-MG, Dr. Rafael Duarte, o Secretário teve a oportunidade de conhecer o Teatro Feluma, a Faculdade Ciências Médicas, o Ambulatório Ciências Médicas (ACM-MG), a Clínica Escola de Odontologia e as obras do Instituto de Oncologia. Durante a visita, o presidente da Feluma, mostrou todo o potencial da fundação, enquanto instituição filantrópica, para parcerias com o governo federal. “O Ministério da Saúde tem vontade política, tem bons programas e o Governo Federal tem, acima de tudo, sensibilidade social. A Fundação abraça o Ministério e faz dele um grande parceiro desde a primeira hora, com pessoas do nível do Secretário Adriano, representando aqui a Ministra e o Governo Federal, Presidência da República”, afirma.

Na tela de LED 4k com tecnologia audiovisual de ponta, o Secretário pode assistir ao vídeo institucional da Feluma. Já no campus I da FCM-MG, conheceu a infraestrututa do LabSim, onde alunos praticam técnicas médicas em robôs com simulação realística de salas cirúrgicas. Em seguida, no campus II, o Dr. Adriano Massuda visitou o Ambulatório e conversou com colaboradores e paciente sobre fluxos de agilidade na assistência e, em especial, a experiência inovadora das Linhas de Cuidados Integrais implantadas em 2022 em parceria com a SMSA, inspiração para o Programa Mais Acesso ao Especialista e já com ótimos resultados, conforme o Secretário pode constatar na visita.

Com atendimento 100% ao SUS, o ACM-MG possui as especialidades de clínica médica, pediatria, ginecologia, cirurgia ambulatorial, endocrinologia, dermatologia, mastologia, hematologia e cardiologia, entre outras. Além de fornecer assistência em fisioterapia e psicologia.
 
Instituto de Oncologia Ciências Médicas

A última parada da visita foi de grande importância. Dr. Adriano Massuda visitou as obras do Instituto de Oncologia Ciências Médicas (IONCM), que também promoverá atendimento 100% SUS para os cânceres mais prevalentes, como cólon, colo de útero, próstata e mama além de tratamentos onco-hematológicos. O espaço contará com 35 pontos de quimioterapia, que terá ocupação gradativa em um prédio de 11 andares, realizará consultas e exames com resposta rápida seguindo a metodologia fast track. Além disso, a unidade será equipada com ressonância magnética, aparelhos de ultrassom, colonoscopia, biopsia guiada, dentre outros serviços, promovendo uma assistência diferenciada e pioneira no Brasil, pelo Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) do Ministério da Saúde.

Para o Secretário, o conjunto de ações e serviços oferecidos pela Feluma e a Ciências Médicas com relação à infraestrutura assistencial, a formação de profissionais, é “sem dúvida nenhuma, um privilégio para a população de Belo Horizonte, de Minas e um exemplo para o Brasil”. Dr. Adriano Massuda ainda completa: “A gente está aqui para ver este serviço, para poder replicar em outras regiões do nosso país por meio de políticas públicas voltadas para fortalecer o SUS, fortalecer o sistema de saúde brasileiro e qualificar a atenção especializada que a gente precisa dar para a nossa população. Essa é uma prioridade do presidente Lula, da Ministra Nísia, então estou aqui como Ministério da Saúde para ver, apoiar e aprender para poder espalhar para o resto do país”.

Enquanto ocorrem as obras, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA/BH) e a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) já estabeleceram um convênio para e ampliar a assistência aos usuários da rede SUS-BH. Desde o dia 27 de fevereiro, uma equipe de hematologistas, coordenada pela Dra. Márcia Torresan Delamain, está responsável pelos exames e atendimentos hematológicos, que acontecem no ACM. O IONCM – Instituto Oncológico, está com a inauguração prevista para outubro deste ano e será nas proximidades do Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM-MG).
 

Compartilhar esse post