Inverno começa com baixas temperaturas: dicas da Santa Casa Montes Claros para prevenir a gripe e resfriado

Inverno começa com baixas temperaturas: dicas da Santa Casa Montes Claros para prevenir a gripe e resfriado

A estação mais fria do ano começou nesta última quinta-feira (20) e promete, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), temperaturas mínimas variando entre 13°C e 16°C em Montes Claros. O inverno se estende até 22 de setembro. Neste período, além do friozinho esperado, a gripe também pode surgir. Segundo o médico infectologista da Santa Casa Montes Claros e da Clínica Vacine, Dr. Luciano Freitas, “a gripe sazonal é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza, que circula globalmente e se manifesta principalmente durante o inverno. Seus sintomas incluem febre alta, dores musculares, dor de garganta, tosse e fadiga intensa. A gripe pode levar a complicações graves, especialmente em idosos, crianças pequenas, gestantes e pessoas com condições crônicas de saúde”, explica Dr. Luciano.

O médico dá algumas dicas para evitar a contaminação. De acordo com ele, é fundamental adotar bons hábitos de higiene para evitar uma possível contaminação com o vírus. “Para evitar a gripe, alguns hábitos de higiene são fundamentais, por exemplo: lavar as mãos frequentemente, usando água e sabão, especialmente após tossir, espirrar ou tocar em superfícies compartilhadas”, explica.
 
Além desta dica, o Dr. Luciano orienta o uso do álcool em gel quando não houver disponibilidade de água e sabão e evitar tocar o rosto. “Principalmente olhos, nariz e boca, com as mãos não lavadas. Também é sugerido o contato próximo com pessoas que estejam doentes”, ressalta. Para quem já está contaminado, ele reforça sobre a importância de cobrir a boca ao tossir e espirrar para que outras pessoas não se contaminem. “Se preferir, utilize um lenço de papel e descarte imediatamente após o uso, lavando as mãos em seguida”, orienta. Outro ponto importante é sobre manter o ambiente ventilado, pois  ajuda a reduzir a propagação do vírus. “O ar fresco dilui a concentração de vírus no ambiente, diminuindo o risco de transmissão”.

O infectologista também reforça que, embora sejam frequentemente confundidos, gripe e resfriado são diferentes. Ele explica que a gripe é causada pelo vírus influenza e tem sintomas mais severos como febre alta, dores musculares e fadiga intensa. Já o resfriado é geralmente causado por rinovírus e tem sintomas mais leves, como coriza, congestão nasal, e espirros.

Vacinas

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina trivalente contra a gripe (influenza) gratuitamente durante a campanha anual de vacinação. A vacina está disponível para os grupos prioritários desde o dia 25 de março de 2024:
– Idosos (60 anos ou mais)
– Crianças de 6 meses a 6 anos
– Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
– Profissionais de saúde
– Pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais
– Professores
– Povos indígenas
– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

A vacina trivalente protege contra três cepas do vírus influenza: duas cepas do tipo A (H1N1 e H3N2) e uma cepa do tipo B. E para todas as pessoas com mais de 6 meses a partir do dia 01 de maio de 2024. Nos serviços privados de vacinação, como na Clínica Vacine, é oferecida a vacina tetravalente, que oferece proteção ampliada em comparação com a trivalente. Ela protege contra quatro cepas do vírus influenza: duas cepas de influenza A (H1N1 e H3N2) e duas cepas de influenza B. A escolha entre a vacina trivalente e a tetravalente pode depender de fatores como disponibilidade, custo e recomendação médica. Ambas as vacinas são seguras e eficazes na prevenção da gripe e suas complicações.

Compartilhar esse post