Integra Saúde traz temas específicos e esclarecimentos de dúvidas para hospitais filiados

Integra Saúde traz temas específicos e esclarecimentos de dúvidas para hospitais filiados

Para responder aos questionamentos, participaram autoridades representantes do Ministério da Saúde, Secretaria do Estado de Saúde, Conselhos e representantes do legislativo.

Debates importantes, esclarecimento de dúvidas e networking com os principais atores do setor da saúde. Foi assim o segundo dia da 11ª edição do Integra Saúde, evento realizado pela Federassantas com o propósito de promover a união e o diálogo permanente com autoridades, administradores e gestores hospitalares de mais de 300 instituições filantrópicas de Minas Gerais. 

 

Na terça-feira, 18, o evento iniciou com a participação do deputado estadual Lucas Lasmar (REDE), que também é membro efetivo das Comissões de Saúde e de Constituição de Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e o Vice-Presidente da Federassantas, Daniel Porto Soares. Durante o momento, o parlamentar disse ter conhecimento das necessidades e desafios enfrentados pelos hospitais beneficentes de Minas Gerais, e demonstrou, que já entrou com uma proposta de emenda à Constituição (PEC) na ALMG para contribuir com a solução de dificuldades de gestão enfrentados pelos administradores dos hospitais.

O Vice-Presidente da Federassantas, Daniel Porto Soares, finalizou reforçando a importância das leis e dispositivos de legislação para que os gestores hospitalares beneficentes tenham condições de enfrentar os problemas comuns do setor e agradece o apoio e presença do parlamentar no encontro e no atendimento às demandas da saúde.

O primeiro painel do dia, Descomplicando a saúde: desafios e estratégias para a regularização das instituições beneficentes de saúde foi mediado pelo vice-presidente da Federassantas, Ramon Duarte, com ele Sonires Barbosa, diretor de regulação, técnico/consultor no ministério da saúde, além de diretor substituto no DCEBAS; Maflávia Ferreira que é superintendente estadual do ministério da saúde em MG e Marcos Simão coordenador de transferência de recursos do Ministério da Saúde/MG.

Marcos Simão explicou sobre a importância e atuação do projeto Descomplica e convidou todos os participantes para um momento exclusivo para tirar dúvidas sobre o projeto.

Já Maflávia Ferreira que é superintendente estadual do Ministério da Saúde em MG demonstrou que o Descomplica está avançando para atender as demandas, inclusive, com uma caravana por cidades mineiras para esclarecimento de dúvidas.

Na sequência, Sonires Barbosa apresentou a necessidade da Certificação para os beneficentes, os principais erros no processo e soluções, além de esclarecer dúvidas dos participantes. Vejam o trecho ao lado.

O segundo painel tratou das mudanças e impactos da política estadual – Valora 2.0 e decreto 48.600.  A mediação do assunto foi feita pela vice-presidente da Federassantas, Rita de Cássia. A secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Poliana Lopes, explicou sobre o tema.

A vice-presidente da Federassantas, Rita de Cássia, disse que compreende que mudanças para melhor foram feitas pela Secretaria de Estado de Saúde, mas que ainda muitos filantrópicos enfrentam desafios e inseguranças na gestão. Rita buscou respostas.

O superintendente da Federassantas, Adelziso Vidal – Júnior, trouxe, também, questionamentos sobre o tema.

Na parte da tarde, após um almoço de networking com empresas parceiras e apoiadoras da Federassantas, os trabalhos foram retomados com discussões sobre o cenário atual, perspectivas e desafios na saúde com a apresentação dos Fóruns Estratégicos Federassantas nos temas de cirurgias eletivas, urgência e emergência, oncologia, saúde materno-infantil e contratualização e plenagem. O Vice-Presidente da Federassantas, Helder Yankous coordenou o tema. 

No primeiro dia do evento, 17, para facilitar o diálogo com autoridades de diferentes setores da saúde, a Federassantas inovou com a criação de fóruns estratégicos com base em cinco pilares que impactam no setor da saúde, sendo eles: urgência e emergência; contratualização; saúde materno-infantil; cirurgias eletivas e oncologia.  No dia seguinte, as discussões foram amplamente apresentadas ao público. Veja:

O presidente do Fórum Estratégico de Cirurgias Eletivas, Henrique Andrade da Santa Casa de Bom Despacho, que destacou os desafios dessa demanda para os hospitais beneficentes.

A presidente do Fórum Estratégico de Urgência e Emergência, Camila Rinco, do Hospital São Francisco

Já a presidente do Fórum de Oncologia, Karine de Souza, da Santa Casa de São João Del Rei, apresentou as propostas para melhoria do atendimento em oncologia no estado.

A presidente do Fórum Saúde Materno-infantil ficou à cargo de Marcilene Dornelles, da Santa Casa de Barbacena

O Fórum Estratégico de Contrualização e Plenagem foi presidido por Mônica Morais, Hospital Márcio Cunha em Ipatinga.

O último painel foi sobre desafios e perspectivas para os hospitais beneficentes acerca das novas legislações. O vice-presidente da Federassantas foi o mediador do tema. Veja, os trechos de destaque.

O evento teve patrocínio da empresa Alfalagos, apoio da Sicoob credicom e das empresas parceiras: Spdata, 8SR, MV, Eficiência Hospitalista, Technecare, Indalabor, Doc4doc, Cipriano Ayala, VX, Pluxee e H2A.

Confira todas as fotos do dia 18 de junho aqui

Fotos: Alex Ayala

Texto: Naiana Andrade

Compartilhar esse post