Integra Saúde reúne especialistas e profissionais da saúde de filantrópicos de Minas e do Brasil

Primeiro dia de Integra Saúde reúne especialistas e profissionais da saúde de filantrópicos de Minas e do Brasil

O evento trouxe uma série de palestras e fóruns temáticos de assuntos relevantes para os hospitais beneficentes

Mais de 300 pessoas participaram da 11ª edição do Fórum Integra Saúde. O evento teve o propósito de promover o diálogo permanente com os principais atores do setor da saúde, reunindo gestores hospitalares e autoridades. O objetivo foi oferecer aos participantes a oportunidade de debater e apresentar possíveis estratégias para trazer melhorias para as instituições beneficentes de Minas Gerais. O evento é uma realização da Federassantas, com apoio institucional do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, do Conselho de Secretarias Municipais de saúde do estado (COSEMS), além de hospitais e entidades filantrópicas. Para facilitar a dinâmica, neste ano, a Federassantas inovou com a criação de Fóruns Estratégicos com base em cinco pilares que impactam no setor da saúde, sendo eles: Urgência e Emergência; Contratualização; Saúde Materno-Infantil; Cirurgias Eletivas e Oncologia.

 

Durante o primeiro dia de programação foi realizada a “aula da saudade” para os alunos do curso de pós-graduação “Gestão hospitalar, risco e humanização em saúde”, uma parceria Puc Minas e CEC Federassantas. Um certificado simbólico foi entregue aos acadêmicos.

A “aula” teve a participação do Diretor de Operações na 8SR Gestão e Valor em Saúde, Marcos Reis, e do professor da Pós-Graduação, Marcelo Nascimento. 

Também, no primeiro dia do evento, os vice-presidentes da Federassantas Daniel Porto Soares, Rita de Cássia Pereira de Castro, Ramon de Almeida Duarte e Helder Avelino Yankous Santos falaram sobre a importância da iniciativa e representaram a presidente da Federassantas, Kátia Rocha, que, neste ano, acompanhou os trabalhos online. A Superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, MaFlávia Ferreira, deu boas-vindas aos participantes falando sobre a importância do evento e o Presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Mirócles Campos Veras Neto, falou sobre o importante papel dos hospitais beneficentes no Brasil e os grandes desafios.

De acordo com a gestão da Federassantas, desde a última edição, o Integra Saúde ajuda a aprofundar temas de grande relevância para o setor hospitalar beneficente. E por este motivo, neste ano, foram criados de forma inédita cinco fóruns estratégicos com os principais, entre tantos, assuntos que merecem atenção, são eles: cirurgias eletivas com o propósito de explorar soluções e desafios para atuar em parceria com a administração pública, e contribuir com ideias que possam reduzir e/ou eliminar as listas de espera dos pacientes por cirurgias eletivas no estado. A Diretora de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde de Minas, Rosana Parra, o Vice-Presidente da Federassantas, Helder yankous, e a Assessora Técnica da Federassantas, Isabela Leite, conduziram as apresentações. Na ocasião, foram abordadas informações sobre o fornecimento de recursos financeiros para integrantes do projeto de cirurgias eletivas para compra de materiais e equipamentos de livre escolha e sem depender de indicação de parlamentares, visto que atualmente todos os recursos para esse fim são via emenda parlamentar dificultando a ampliação do rol de procedimentos, além de estratégias para giro de fila cirurgias eletivas, requerimentos de atendimento ambulatorial e procedimentos hospitalares; promoção e prevenção em saúde e maior clareza na produção de cirurgias realizadas.

 

Já o Fórum de Urgência e Emergência tratou dos desafios enfrentados devido à superlotação das unidades hospitalares; a integração com outros pontos de atenção e a composição das equipes de trabalhadores da saúde com perfis adequados para efetivação da rede. A discussão foi conduzida pela Superintendente de Políticas de Atenção Hospitalar da SES, Cristiane Marques, juntamente com a Vice-Presidente da Federassantas, Rita de cássia de Castro, e a Supervisora da Assessoria Técnica da Federassantas, Cinara Rocha. Entre os pontos abordados houve a discussão dos indicadores do Programa Valora Minas; financiamento da Urgência e Emergência, o funcionamento do SUSfácil e as diferenças entre os tipos de socorros.

O Fórum de Oncologia teve como objetivo promover a discussão abrangente sobre a realidade dos hospitais oncológicos, abordando desde incentivos, judicialização e atenção aos pacientes na oncologia. A representante da Coordenação-Geral da Política Nacional para Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da saúde, Patrícia Gonçalves Freire, e com ela, o Vice-Presidente da Federassantas, Daniel Porto Soares, e a Assessora Geral da Federassantas, Yara Santana, conduziram as discussões.

O outro Fórum foi sobre Saúde Materno–infantil com o intuito de promover a discussão abrangente abordando desde incentivos, desafios da rede hospitalar, regulação de procedimentos obstétricos até a importância da uti-neonatal. Participaram das discussões a Diretora de Gestão da Integralidade do Cuidado da SES, Lírica Salluz, o Vice-Presidente da Federassantas, Ramon Duarte, e a Assessora Técnica da Federassantas, Juliana Araújo. Entre os temas abordados estavam a deficiência de acesso a leitos de UTI Neonal e infantil; carência de profissionais especializados; além de novas perspectivas com a gestão de leito em pediatria, a importância da UTI Neonatal e melhorias na rede de assistência.

Já o Fórum de contratualização e plenagem abordou as estratégias para aprimorar a negociações de contratos entre gestores de hospitais beneficentes e a gestão pública. O tema foi conduzido pela Assessora Jurídica do COSEMS, Cristiane Tavares, o Consultor Técnico da Secretaria de Atenção Especializada à saúde – SAES/MS, Cláudio Brasil, a Assessora Técnica do COSEMS, Márcia Morais, a Diretora de Contratos Assistenciais da SES-MG, Regiane Magalhães, e o Superintendente da Federassantas, Adelziso Vidal. Entre os pontos foram abordados: métodos de acordos, o que é de direito e dever do prestador; melhores condições de negociação dos contratos com o município; como apresentar um novo contrato ao município; desafios na transição de gestão; além da participação do Ministério Público na elaboração das proposta e contratos.

O evento teve patrocínio da empresa Alfalagos, apoio da Sicoob Credicom e das empresas parceiras: SPDATA, 8SR, MV, Eficiência Hospitalista, Technecare, Indalabor, Doc4doc, Cipriano Ayala, VX, Pluxee e H2A.

Confira todas as fotos do dia 17 de junho clicando aqui

Compartilhar esse post